Se é bem verdade que “só os mais fortes lutam no norte” e que “o couro come no coração da selva amazônica”, agora existe mais um incentivo para os lutadores das demais regiões do Brasil lutarem no norte do país.
Algumas das competições de MMA com melhor a remuneração e estrutura estão sendo promovidas na região norte do Brasil.

Além do que, a excelente genética dos lutadores da região proporciona duros desafios para os seus adversários.
O próprio Rodrigo ‘Minotauro’ Nogueira chegou à comentar que “um atleta amazonense de 70 quilos corresponde a um de 90 quilos do sudeste, pela força física, disposição e talento técnico”, revelando os motivos pelos quais os ‘caboclos amazonenses’ são considerados atletas diferenciados para as artes marciais.

Nessa matéria, iremos destacar dois novos ‘polos’ de MMA na região norte do país.

Coari, um município brasileiro no interior do Amazonas, entrou na ‘rota do MMA’ graças ao destaque dos atletas locais, que tem representando não só o estado, mas também o Brasil em competições nacionais e internacionais.
Par se ter uma ideia, uma equipe local, a Renovação Coari Team ( RCT ), foi eleita a melhor academia de 2018 pelo Prêmio Osvaldo Paquetá, “o oscar do MMA nacional”.

A cidade já sediava eventos de MMA antes mesmo dessa conquista, tais como o Suar Fight Championship ( SFC ), Arena Fight Championship ( AFC ), Coari Talent, Coari Power Fight, The Best Coari Fight e Maximus Fighter, entre outros.

Recentemente, tivemos a 2ª edição do Coari Champions, evento de MMA promovido pela Prefeitura de Coari, que aconteceu em um sábado (13 de abril ), na arena GM3. Com o respaldo do poder público municipal, os lutadores adentraram o octógono com muita técnica e habilidade.

Essa foi mais uma edição do show cuja entrada para ver as lutas foi totalmente gratuita, graças à visão do Prefeito de Coari, Sr. Adail José Figueiredo Pinheiro Filho, que acredita nos eventos de MMA.
O público presente era composto por milhares de pessoas que torceram e vibraram em cada disputa.

O prefeito de Coari falou da importância da iniciativa, tanto para o esporte local, quanto para o entretenimento.

-“Queremos garantir, além de uma bela cidade, diversão para a nossa população. Além disso, promover este esporte e fortalecer nossos atletas são prioridades da nossa gestão”,-comentou o prefeito Adail Filho, que sempre marca presença em tais eventos.

Não é à toa que Coari já é conhecida como ‘a terra do MMA nacional’.

Já algumas das melhoras bolsas do país para atletas iniciantes em MMA são pagas na cidade de Cruzeiro do Sul, a 648 km de Rio Branco, capital do estado do Acre.

-“Aqui em Cruzeiro do Sul nós pagamos as melhores bolsas do país. O valor que pagamos para iniciantes aqui, a maioria dos eventos grandes do Brasil, não pagam para o atleta veterano.”-destaca Márcio Morais, presidente do Náuas Combat, show de MMA cuja 12ª edição será realizada no 4 de maio e terá lugar no ginásio Jáder Machado, em Cruzeiro do Sul, à partir das 20h.

Com uma premiação variada entre R$ 500 e R$ 2 mil, o evento irá reunir 14 lutadores do Acre e de Rondônia ( RO ) em disputas de MMA e uma luta de boxe, entre Vitor Romero e Rodrigo Jason, na categoria absoluto ( sem limite de peso ).

Nos demais duelos teremos Adam Sales x Bruno Jason, Alex Cardoso x Waidman Jason, Ivo Oliveira x Donny Jason, Junior Welligton x Marcelo Silva e, fechando a programação, Diamante Negro x Antônio José.

Uma outra edição do show já está sendo programada para setembro, durante o Festival do Açai, também em Cruzeiro do Sul.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 28/04/2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui