Kleber Koike venceu em sua primeira luta principal contra uma “estrela” do Rizin. ( Créditos | Cortesia : @RIZINFF | Divulgação ).

As artes marciais mistas retornaram ao histórico Tokyo Dome pela primeira vez em quase 20 anos na madrugada do domingo ( 13 de junho de 2021 ) com uma edição do Rizin Fighting Federation, maior evento de MMA do Japão na atualidade. Mas apesar do estádio ter capacidade para comportar entre 55 a 70 mil espectadores, o Rizin 28 só obteve autorização para receber um público de 10 mil pessoas e ainda assim com rigorosas medidas de segurança, incluindo o uso de máscaras e distanciamento social, entre outras. Tudo isso devido ao estado de emergência imposto pelo governo do país.

O ‘main event’ ( ou “evento principal” ) deste ‘card’ foi uma luta na categoria peso pena entre o brasileiro Kleber Koike Erbst, ex-campeão do KSW, e o popular japonês Mikuru Asakura.
Koike havia prometido apagar Asakura antes da luta e cumpriu a promessa no segundo round, quando acertou uma série de golpes no “clinch” e puxou para a guarda, encaixando o triângulo para sufocar Asakura, que ficou inconsciente.
Com o resultado, Koike subiu para 28-5 enquanto Asakura caiu para 14-3.

No ‘co-main event’ ( ou “evento co-principal” ) vimos um desafio especial, ou seja, uma luta com ‘regras personalizadas’, em que o invicto “astro” japonês de 22 anos, Tenshin Nasukawa, encarou três oponentes, um à cada rodada, na seguinte ordem : Koki Osaki, Hiroya Kawabe e Hideo Tokoro.
As regras eram similares às do boxe, mas com o acréscimo do soco “superman” ( ou ‘superman punch’, se preferir ) e também do soco rodado.
Tenshin fez um bom – e duro – primeiro round com Osaki, e chegou a derrubar Hiroya com um soco na costela já no segundo período, indo para o último expediente com o veterano do MMA, Hideo Tokoro, fazendo-o ‘balançar’ várias vezes, mas sem conseguir o nocaute.
Após a luta, o empate foi oficialmente anunciado.

Já o brasileiro Roberto Satoshi e o lutador do Azerbaijão, Tofiq Musayev, disputaram o cinturão inaugural do peso leve da promoção. Musayev, campeão do GP dos leves do Rizin em 2019, conseguiu impedir a primeira tentativa de queda de Satoshi, mas o paulista – que é especialista em Brazilian Jiu-Jítsu – não desistiu e, apesar de terminar por baixo na segunda tentativa, encaixou um triângulo e forçou Musayev à bater, se tornando assim o primeiro campeão linear na categoria de peso pela organização nipônica.

O Rizin 28 também contou com uma parte das lutas da rodada de abertura do Grande Prêmio do Rizin na categoria peso galo. O torneio conta com a participação de 16 homens e neste ‘card’ vimos o ex-campeão Kai Asakura vencer Shooto Watanabe com socos do ‘Ground and Pound’, enquanto Naoki Inoue venceu Shintaro Ishiwatari após nocauteá-lo com “um tiro de meta”.

Outros dois participantes do GP dos galos, Hiromasa Ougikubo e Yuki Motoya também seguiram em frente no torneio após vencerem por decisão Takeshi Kasugai e Ryo Okada, respectivamente.

Confira os resultados do “Rizin 28” que incluem :

Rizin 28
13 de Junho de 2021
Tokyo Dome
Bunkyo, Tóquio, Japão

Kleber Koike venceu Mikuru Asakura com uma finalização por estrangulamento ( triângulo ) aos 1:49 do segundo round
Tenshin Nasukawa x Koki Osaki, Hiroya Kawabe e Hideo Tokoro – Empate
Roberto Satoshi venceu Tofiq Musayev com uma finalização por estrangulamento ( triângulo ) aos 1:12 do primeiro round
Kai Asakura venceu Shooto Watanabe por “TKO” aos 3:22 do primeiro round [ rodada de abertura do GP dos galos ]
Naoki Inoue venceu Shintaro Ishiwatari por nocaute aos 2:01 do primeiro round [ rodada de abertura do GP dos galos ]
Hiromasa Ougikubo venceu Takeshi Kasugai por decisão unânime [ rodada de abertura do GP dos galos ]
Yuki Motoya venceu Ryo Okada por decisão unânime [ rodada de abertura do GP dos galos ]
Yutaka Saito venceu Vugar Karamov por decisão dividida
Shoma Shibisai venceu Tsuyoshi Sudario com uma finalização por estrangulamento ( “mata-leão” ) aos 1:39 do terceiro round
Satoshi Yamasu venceu Noah Bey por decisão dividida

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 13/06/2021

 

Roberto Satoshi se tornou o primeiro campeão linear peso leve do Rizin. ( Créditos | Cortesia : @RIZINFF | Divulgação ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.