Sem promover um único show desde 19 de maio de 2019, finalmente o ‘Top Fighting Championship’ ( ou ‘Top FC’ ) voltou à ação.
A promoção coreana tornou-se conhecida dos aficionados pelo MMA asiático ao projetar nomes como os da chinesa Weili Zhang, que se tornou a primeira campeã do peso palha feminino da organização.
Originária do Kung Fu, Zhang ainda conquistaria o cinturão da categoria ( 52 kg ) também no UFC.
Depois de quase 22 meses e vários cancelamentos devido à pandemia, a companhia retomou as suas atividades na noite do sábado ( 17 de julho de 2021 ), quando promoveu o “TFC Dream 7” em Uljin, Coreia do Sul.
A programação esteve repleta de lutas violentas e interrupções, com apenas um confronto chegando ao final do tempo regulamentar. Foram realizadas 13 lutas no total.
No ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) do ‘card’ vimos o especialista em Kickboxing Sung Hyuk Choi mostrar as suas habilidades também na luta de solo ao finalizar Byung Seok Kim em um confronto da categoria peso leve.
Choi, de 26 anos, desferiu quatro chutes na parte interna da coxa de Kim, que não respondeu, por preferir trabalhar com as suas mãos. Choi “mordeu a isca” e foi derrubado por Kim com relativa facilidade durante uma combinação de socos.
Ambos lutaram por um domínio das posições no chão, com poucos danos sendo causados. A luta foi definida quando Choi encaixou um estrangulamento já nas costas do seu adversário. Com o resultado, Choi elevou o seu ‘recorde’ no MMA para 4-1, enquanto Kim, que foi finalizado pela terceira vez consecutiva, caiu para 2-3.
Já o ‘co-main event’ ( ou “evento co-principal” ) foi uma batalha entre dois lutadores estreantes na categoria peso galo, com Seo Ho Cho impondo o seu domínio na ‘trocação’ desde o início do primeiro ‘round’. Ele “conectou” uma joelhada e um ‘gancho’ de esquerda em Dong Hoon Choi, que respondeu com uma bela combinação de ‘ganchos’ de direita e esquerda no rosto. Com o decorrer do ‘round’, ambos os atletas continuaram investindo na ‘troca’ de golpes, mas à partir daí, foi Choi quem colocou mais “pressão” e Cho não teve respostas para a velocidade e mudança de postura de seu adversário. Ele só foi capaz de chutar a perna do seu oponente com moderação.
A situação só mudaria quando Cho derrubou e desferiu alguns socos no atleta da ‘Equipe Pohang MAD’. Contudo, já no segundo ‘round’, Choi investiu com um ‘gancho’ de esquerda e complementou com uma “miríade” de golpes em seu adversário caído, forçando o árbitro à interromper a luta. Choi ( 1-0 ) conseguiu emplacar uma enfática vitória por paralisação em sua estreia profissional, enquanto Cho ( 0-1 ) perdeu em sua primeira luta de MMA.
Já entre as mulheres gostaríamos de destacar a luta de Soo Yeon Kim ( 1-0 ) e Bo Ram Han ( 0-2 ). Soo Yeon Kim é uma “Kickboxer” que se tornou personalidade do YouTube. Ela fez uso do seu histórico em competições como ‘Rise’ e ‘DEEP Kick’ para acertar os golpes mais eficientes e chegar à vitória por decisão unânime na sua estreia em competições de artes marciais mistas.
Confira os resultados do “TFC Dream 7” que incluem :
TFC Dream 7
17 de Julho de 2021
Uljin Expo Park
Uljin, Coreia do Sul
Sung Hyuk Choi venceu Byung Seok Kim por finalização ( mata-leão ) aos 2:40 do primeiro round
Dong Hoon Choi venceu Seo Ho Cho por “TKO” ( golpes ) aos 3:19 do segundo round
Chan Soo Lee venceu Kyung Min Cho por “TKO” ( socos ) aos 3:16 do primeiro round
Chang Bin Park venceu Kujanson por “TKO” ( socos ) aos 3:52 do terceiro round
Soo Yeon Kim venceu Bo Ram Han por decisão unânime aos 5:00 do terceiro round
Jun Hyun Park venceu Ji Won Park por “TKO” ( socos ) aos 1:30 do primeiro round
Yi Sak Lee venceu Hyo Sung Eun por “TKO” ( socos ) aos 1:40 do primeiro round
Geun Hee Kim venceu Jung Kyun Kim por “TKO” ( socos ) aos 2:48 do terceiro round
Jun Ho Shin venceu Young Uk Woo por “TKO” ( golpes ) aos 4:50 do primeiro round
Eo Jin Park venceu Gi Seung Ham por finalização ( estrangulamento ) aos 0:48 do segundo round
Sang Min Park venceu Hyung Joo Seo por “TKO” ( golpes ) aos 1:10 do segundo round
Seon Kyu Jung venceu Guk Hee Lee por “TKO” ( golpes ) aos 3:14 do primeiro round
Luta especial sem kimono: Hyun Soo Lee x Seon Ho Hong terminou em empate
*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 07/08/2021